blog vida saudável
conteúdos com boas referências em vida saudável

Os atletas, sejam profissionais, sejam amadores, precisam de uma atenção especial à saúde. Para ocupar esse espaço, surgiu a medicina desportiva, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que aborda aspectos teóricos e práticos, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico e tratamento, prestando toda a assistência necessária para que o praticante consiga alcançar o máximo desempenho em sua modalidade.

Marcado sob

A medicina e a tecnologia vêm a cada dia contribuindo de forma significativa para a transformação do ser humano. Nos últimos cem anos, o mundo passou por muitas mudanças. Em razão disso, a expectativa de vida das pessoas se prolongou, surgindo novas exigências para o indivíduo. “Para a OMS, saúde mental é o estado de bem-estar em que a pessoa consegue enfrentar as dificuldades normais da vida, está ciente de suas próprias habilidades, consegue trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade”, explica a psicóloga e psicanalista, Hilda Dantas. Mas ela ressalta que o excesso de exigências do mundo atual, que surgem de forma impositiva, causam um mal-estar no sujeito, que pode adoecer psiquicamente ao tentar atender a todas elas.

Marcado sob

A alimentação e nutrição materna exercem grande impacto desde a fertilização até a formação de um indivíduo saudável. Isso é chamado, na área de saúde, de programação metabólica. A expressão indica que tudo o que ocorre na vida intra uterina do ser humano, ou durante o período de lactação, vai causar algum tipo de interferência na vida adulta. “O estado nutricional antes e durante a gravidez é decisivo para a mãe e para o bebê, determinando bem-estar e qualidade de vida a ambos, como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Pode influenciar, inclusive, na capacidade reprodutiva da mulher para outras gerações”, afirma a nutricionista Vanessa Bulcão. Segundo ela, uma série de doenças apresentadas por um adulto pode ter sido “programada” durante a concepção e gestação.

Marcado sob

O corpo humano é uma estrutura complexa, com sistemas que funcionam em harmonia ao longo do dia. Para que essa afinação seja alcançada, dormir bem é fundamental. Uma boa noite de sono ajuda no desenvolvimento do cérebro, memória e aprendizado. “Durante esse estado, são liberados hormônios imprescindíveis para a maturação, o crescimento e a manutenção da saúde do corpo, a exemplo do GH, hormônio do crescimento e da regeneração celular”, explica a médica do sono, Dra. Cristina Salles. A privação do sono gera consequências prejudiciais, como a instabilidade de humor e redução do desempenho, concentração, memória e capacidade de julgamento e decisão. A qualidade do sono pode ser afetada por vários fatores, entre os quais, os tipos de acessórios usados, como o colchão e o travesseiro.

Marcado sob

A alopecia é uma doença capilar, caracterizada pela perda de cabelo, que pode atingir homens e mulheres em qualquer idade. O seu tipo mais comum é a androgenética, que associa causas hormonais e genéticas. O que muitos não sabem é que existem profissionais especializados, que podem tratar o problema e até recuperar os fios sem a necessidadede transplante. A tricologia é uma ciência, reconhecida pela medicina, que estuda as enfermidades do cabelo e couro cabeludo. Em Salvador, a médica cirurgiã, Luana Brazileiro, é especialista no assunto e abriu uma clínica voltada para esse público. “Quero proporcionar um cuidado integral ao meu paciente,desde o diagnóstico, passando pelo tratamento, pela recuperação e manutenção, para que ele consiga preservar seus fios e, junto com isso, sua auto estima”, explica a médica.

Marcado sob

Em 11 de março, a OMS – Organização Mundial de Saúde – declarou a pandemia do Coronavírus e que por conta do seu alto risco de contágio e por poder levar a sérios problemas respiratórios trouxe intensas mudanças a nossa vida. A infectividade e a mortalidade são mais altas que algumas pandemias prévias. A propagação e a contaminação tem variado de acordo com a localização e até o presente o único manejo para resolução da mesma é o lockdown.

Marcado sob

As atividades realizadas de forma ordenada, com certa regularidade, intensidade e intenção, constituem um subtipo de atividade física, designado exercício físico. E sua relação com o Sistema Imunológico tem gerado interesse e curiosidade nesse período de quarentena e de pandemia causada pelo COVID-19. A literatura cientifica relata que a prática regular de exercícios moderados ajuda no reforço da imunidade promovendo um aumento dos linfócitos (células de defesa do nosso organismo), que destroem células tumorais ou infectadas por vírus e bactérias.

A classificação do nível de esforço físico é, normalmente, estabelecida através de parâmetros fisiológicos e metabólicos, como por exemplo frequência cardíaca máxima, consumo máximo de oxigénio e índice de percepção de esforço (Pires da Silva et al., 2009).

Marcado sob

Recentemente alguns estudos mostraram que a infecção causada pelo coronavírus pode estar relacionada com sintomas de conjuntivite. Apesar de não estar entre os sintomas mais comuns da COVID-19, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda que pacientes com suspeita de conjuntivite sejam investigados quanto a ocorrência de sintomas respiratórios.

Outros estudos mostraram que as pessoas podem se infectar através dos olhos pela conjuntiva (membrana fina e transparente que recobre os olhos).  O vírus se espalha pelo ar por gotículas de aerossol decorridos de tosse e/ou espirro, e se alguma pessoa estiver contato dos olhos com essas gotículas pode se infectar.

Marcado sob

*Por Daniela Lima - Diretora Médica do LPC Laboratório e Vacinas.

SARS-CoV-2 é o novo Coronavírus identificado como agente etiológico da CO­VID-19, que começou em Wuhan, na China, no final de 2019 e se espalhou por todo o mundo. Nesse novo mundo de hoje, cenário de muito medo e receio, assim como muitas novidades e conhecimentos, precisamos estar atentos as informações que chegam diariamente até nós, mas ao mesmo tempo precisamos filtrar o que de fato é confiável e nos traz informações de qualidade. Por isso, resolvemos falar aqui sobre os muitos testes que têm surgido com o objetivo de apoiar no diagnóstico da doença, na intenção de tirar algumas dúvidas em relação as suas solicitações e interpretações.

Marcado sob

*Por Regilene Batista, Endocrinologista e coordenadora do Serviço de Tratamento de Obesidade Promédica - STOP.

Até 11 de maio de 2020, mais de 4 milhões de infectados pelo novo Coronavírus eram registrados no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), com cerca de 279 mil mortes pela COVID-19. No Brasil, temos mais de 200 mil casos e somos o 6º país em número de mortes, com mais 13 mil óbitos causados por este vírus.  Entre as doenças que trazem maior chance de pior evolução dos casos de COVID 19, temos as doenças cardiovasculares, diabetes e, mais recentemente, a obesidade.

Marcado sob
Página 1 de 3